PROJETO ESCOLA DE PAIS AMUCSER
Objetivo
Trabalhar juntos: família, escola e sociedade para colaborar, através de informações, que proporcionem a famílias, professores e jovens a formação de novos hábitos que valorizem a vida em toda sua plenitude.
Justificativa
A família é a primeira referência do homem. É neste contexto familiar que aprendemos a nos situar. Ela é a principal responsável por nossa formação pessoal. Não é a única.
A família hoje com a condição de instabilidade e de insegurança que a ameaçam, principalmente por aqueles veiculados pelo interesse comercial ou ideológico dos meios de comunicação; que são sutis e insistentes.
Se pretende viver na liberdade, por que cada um tem o direito de tentar ser feliz; entendendo-se com isso a naturalização de todos os crimes.
Se, a existência de um modelo único de família não excluía os perigos e os problemas e não afastava os males e as ameaças mais comuns contra a família, hoje com a supervalorização do lazer comercializado, a apresentação da felicidade como resultado do consumo de vários produtos do mercado, e a valorização desequilibrada das aparências, com a conseqüente desvalorização da reflexão pessoal, da fé, da oração, colocadas como tabus, a família está totalmente desprotegida.
Existe ainda, a relativização dos valores morais e éticos, que deixaram de ter uma formação contínua e um crescimento permanente; além do treino constante do discernimento antes valorizado na família.
Os riscos para a família hoje germinam também a partir das grandes conquistas, levadas a excessos, pelo despreparo emocional das pessoas diante do avanço e das descobertas.
A educação dos filhos em autonomia e co-responsabilidade, mas sem acompanhamento e sem segurança, pode até eximir os pais da responsabilidade, mas gera pessoas inconstantes e inseguras.
Hoje na família, há uma consciência maior da própria liberdade pessoal. Levada ao extremo se torna auto-suficiente, isola os indivíduos e os torna solitários dentro do próprio lar.
Nos prevenimos contra assaltos, acidentes ou contágios; criamos defesas para o organismo. Ao sermos vítima de qualquer ataque,buscamos o remédio e tentamos desesperadamente a cura. PARA QUE A FAMÍLIA SEJA FELIZ, PRECISAMOS MANTÊ-LA SADIA.
Compreende hoje, a moderação, o não abuso dos próprios direitos e principalmente o afeto.
Rigozijar-se com as conquistas da realização pessoal e da felicidade estável, onde na família gerará amor, ternura, dedicação e segurança, que são os antídotos contra os imprevistos da vida, prevenindo surpresas desagradáveis.
Como a família não acontece ao acaso, e, precisamos nos dedicar a ela, a ESCOLA DE PAIS, é o local de aprendizado desta relação.
Como Acontece
• O curso terá duração de 30h, tanto para a formação de instrutores quanto para a ESCOLA DE PAIS;
• O trabalho é BASEADO nos 12 princípios de AMOR EXIGENTE e na sua metodologia;
• Cada encontro tem a duração 4 horas, começando pontualmente. Em todo o encontro seguiremos os passos: Espiritualidade, Explicação do assunto, discussão no grupo, formação de metas e finalização;
• A Espiritualidade será sempre realizada por alguém que está participando da escola. Serão respeitados todos os credos;
• Cada encontro tratará de um princípio, e a meta (proposição de melhoria) será dentro do assunto tratado. Na semana posterior será revisada a realização da mesma, para que ao final do estudo dos 12 princípios tenha havido no mínimo 12 pontos de melhoria na vida;
• Os instrutores que farão a sua formação ficarão compromissados a realizarem Escola de Pais durante no mínimo dois anos. Para a formação de instrutor solicitamos que este indivíduo apresente a vontade de colaborar.
Capacitação
Acontecerá na segunda e quarta quinta-feira do mês, somando um total de 8 encontros conforme as datas, nos horários de 13h30min as 18horas.
Investimento
Polígrafos de Amor Exigente contendo os 12 princípios, contratação dos instrutores o Dr. Pediatra Osvaldo Bortolon – Instrutor Escola de Pais e a Dra. Neiva Maria Pacheco Silveira – Psicóloga Instrutora Escola de Pais e Coordenadora Técnica Amor Exigente de Vacaria.
Supervisão
Após a preparação dos instrutores, o trabalho se iniciará nas comunidades, sendo que os profissionais que os orientarão, farão na medida do possível visitas aos instrutores.
Após o início das atividades dos instrutores em suas comunidades realizaremos encontros para discutirmos dificuldades e fazermos orientações. Estes encontros também se realizarão em Vacaria, onde será proporcionado pela prefeitura o transporte dos mesmos.
Local
Sala de Reuniões da AMUCSER, Rua Marechal Floriano, 488, Galeria Ulisses Gargioni, Sala 17, 2 Andar, Vacaria/RS, CEP 95.200-000.
Confira abaixo: